22/08/2023
Política

Magdalena e “Dona Antônia” são homenageadas

imagem-87649

Cristina Esteche, com assessoria

A historiadora Magdalena Nerone e a lider comunitária Reny Antônia de Souza Turkot, ambas de Guarapuava, serão homenageadas nesta segunda-feira (9) em sessão especial da Assembleia Legislativa do Paraná comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. A indicação é da deputada estadual Cristina Silvestri (PPS), em reconhecimento ao extenso trabalho social, educacional e científico que as duas personalidades desenvolvem em suas comunidades.

A sessão especial será realizada logo após o término da sessão ordinária da Assembleia Legislativa, que começa às 14 horas. Centenas de homenageadas de outras regiões e convidados estarão presentes.

Maria Magdalena Nerone é pesquisadora pioneira e especialista no estudo dos Faxinais do Paraná. Doutora em História e Sociedade pela UNESP/Assis e mestre em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Entre suas produções científicas, destaca-se o livro “Sociologia das Organizações: o comportamento humano nas organizações complexas”. Magdalena também é membro fundadora da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava e da Academia de Letras e Artes de Paranapuã, assim como do Instituto Histórico de Guarapuava. Atualmente, é professora da Escola da Fé e Política da Diocese de Guarapuava. Foi  vereadora eleita por Guarapuava para o mandato 2001-2004.  É a primeira presidente do Conselho de Assistência Social de Guarapuava e a primeira secretária de Promoção Social do Município

Reny Antônia de Souza Turkot, ou apenas Dona Antônia, é reconhecida em Guarapuava pela sua história de vida, dedicada às pessoas carentes da Região. Mudou-se para o Morro Alto em 1990, na época o bairro mais violento e carente da cidade, considerado uma área de risco e zona de prostituição. Lá ela inaugurou a Comunidade São Francisco de Paula, onde desenvolveu um trabalho social com muito amor ao próximo, tendo inclusive criado várias crianças abandonadas pelas mães. Atualmente, além dos trabalhos da Pastoral, Dona Antônia coordena um dos clubes de mães da comunidade.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo